MIA - Secção em Português
Augusto César Buonicore
foto
1960-2020

 

Historiador, Cientista Político e militante comunista brasileiro, referência nos estudos de Gramsci e Lênin. Em 1978, iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista ainda em fase de reorganização, participando do grupo conhecido como “tribuneiros” (vendedores da Tribuna Operária). No no final de 1979 e início de 1980 filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Em plena ditadura militar, foi um dos organizadores da Associação dos Secundaristas de Campinas (ASC) e, em seguida, participou do processo de reconstrução da União Campineira dos Estudantes Secundaristas (UCES), entidade referência do movimento estudantil secundarista que foi fundamental para a reorganização da União Paulista dos Estudantes Secundaristas e em seguida da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Já militante do Partido Comunista do Brasil, seguiu sua atuação política no movimento estudantil universitário. Cursou história da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Na PUC, seu interesse pelo estudo da história do Brasil, com recorte para a pesquisa sobre o movimento comunista e operário no país, se aprofundou. Dedicou-se à leitura marxista, ao estudo dos principais teóricos do movimento comunista internacional. Seguiu seus estudos de pós-graduação na Universidade Estadual de Campinas, onde fez mestrado e doutorado em Ciência Política. Aprofundou ainda mais seus estudos e passou a ter uma intensa produção teórica, revisitando clássicos do marxismo, desenvolvendo um trabalho importante sobre Gramsci e Lênin. Autor de livros e artigos que buscam trazer os debates centrais do movimento comunistas internacional para a realidade brasileira, a partir dos problemas políticos e sociais do país, desenvolveu estudos sobre a questão das mulheres e dos negros no movimento comunistas. Recentemente, escreveu sobre o marxismo e a homossexualidade, mostrando seu compromisso intelectual em buscar elementos para enfrentar temas contemporâneos da luta política e de ideias na sociedade.

Membro do Comitê Central do PCdoB e dirigente da Fundação Maurício Grabois, também foi um dos principais entusiastas e responsáveis ao longo das últimas décadas pela política nacional de formação do Partido Comunista do Brasil. Foi um dos Fundadores da Escola Nacional João Amazonas e era um dos professores dos cursos nacionais do Partido. Mas não foi apenas na direção partidária que Augusto atuou. Na frente sindical, atuou no Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas e foi um dos fundadores do Centro de Estudos Sindicais - CES, onde ajudou a desenvolver planos para a formação política e teórica dos dirigentes do movimento sindical.

Fonte: http://www.grabois.org.br/portal/noticias/155053/2020-03-12/um-pouco-da-trajetoria-politica-e-intelectual-de-augusto-buonicore

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

2009 - nov Carlos Marighella: Quando é preciso não ter medo
2016 Marx e o 18 de Brumário de Louis Bonaparte
2019 - out O cristianismo e o comunismo primitivo
2019 - dez Bolchevismo e Antissemitismo (1917-1953)
2020 - jan Os marxistas e a homossexualidade
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 12/07/2020
Última alteração: 02/08/2020