Beinstein, Jorge
foto (1943-2019): Economista marxista, cientista político e militante comunista argentino Jorge Beinstein. Foi membro da organização revolucionária ERP e sofreu o exílio, tendo vivido na Iugoslávia e na França, onde alcançou os mais altos graus da carreira universitária. Antecipou, em seus artigos, a fase atual do capitalismo, chamada por ele de “estágio de decadência sistêmica”. Considerava o ideal comunista legitimado pela história.
Jorge Beinstein colaborou com todos os governos populares da América Latina e com Cuba, e foi solidário com todos aqueles que lutam por justiça social.
Foi professor titular das cátedras livres “Globalizaçom e Crise” da Universidade de Buenos Aires e “Prospetiva económica mundial” do doutorado da Universidade Nacional de La Matanza (Argentina), e Diretor do Centro Internacional de Informaçom Estratégica e Prospetiva (CIIEP) da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Entre 1986 e 1998 foi titular da Cátedra de História económica mundial da Universidade Nacional de La Plata, Argentina, e nessa altura fundou o Centro de Estudos e Investigaçons Multidisciplinares em Inovaçom, Tecnológica e Prospetiva (Cemitep), e dirigiu o Programa de Prospetiva da Comissom Latino-americana de Ciência e Tecnologia do SELA (Sistema Económico Latino-americano).
Fez parte da presidência Coletiva do Movimento Continental Bolivariano (MCB).

Fonte: Partido Comunista Brasileiro e Primeira Linha em Rede

Leia as obras deste autor no MIA

MIA Secção em Português Temática