MIA - Secção em Português
Eugéne Varga
foto Eugéne Samuilovich Varga
1879-1964

 

Jeno Samuilovich Varga (em húngaro), conhecido como Eugéne (no Ocidente) ou Evguéni (em russo), economista marxista, membro do Partido Social-Democrata Húngaro desde 1906, partidário da sua ala esquerda que condenou a I Guerra.

Foi comissário das Finanças e depois presidente do Conselho Superior da Economia Nacional da efémera República Soviética Húngara (de 21 Março a 1 de Agosto de 1919). Derrotada a revolução proletária emigrou para a URSS em 1920, onde adere ao PCR(b) e participa activamente no Komintern.

Trabalhou na representação comercial soviética em Berlim (1922-27), dirigiu o Instituto de Política e Economia Mundial adstrito à Academia das Ciências da URSS (1927-47) e mais tarde participou na criação do Instituto de Relações Internacionais e Economia Mundial (1956).

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1921 - Nov A Organização da Indústria e a Questão Agrária na República Soviética da Hungria
1946 - Jun As peculiaridades da política interna e externa dos países capitalistas na época da crise geral do capitalismo
19?? A aproximação da crise económica no mundo capitalista
19?? O Que é a Democracia de Novo Tipo
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo 03/12/2015