MIA - Secção em Português
Marcel Willard
foto
1889-1956

 

Advogado francês. Lutou na Primeira Guerra Mundial, particularmente em Verdun, a partir desta experiência, passou a condenar a guerra e ingressou na SFIO - Seção Francesa da Internacional dos Trabalhadores. A partir de 1923, tornou-se secretário de um grupo de advogados comunistas. Como membro da Cruz Vermelha Internacional, participou da fundação da Associação Jurídica Internacional. Escreveu artigos jurídicos para o L'Humanité. A partir de 1933, desempenhou um papel importante na defesa dos adversários alemães do nazismo, notadamente em nome de Georgi Dimitrov e Ernst Thälmann.

Em 1938, ele publicou "A Defesa Acusa... de Babeuf a Dimitrov", que se tornará o principal livro para os advogados comunistas desta geração. Em 1946 foi eleito Senador. Em 1950, formou um escritório de advocacia com três advogados comunistas, Pierre Braun, Michel Bruguier e Henri Douzon, que lidavam principalmente com questões políticas.

Fonte: Wikipédia

Atualmente estão disponíveis em Português as seguintes obras:

1938 A Defesa Acusa... de Babeuf a Dmítrov
   
Seja um Voluntário! Se você deseja colaborar com a construção desta biblioteca, ou deseja iniciar uma nova biblioteca para um autor cujo trabalho contribui de alguma maneira para a compreensão do Marxismo, entre em contato conosco.

Abriu o arquivo: 05/06/2020